O CLIMA PEDAGÓGICO MINEIRO DA PRIMEIRA REPÚBLICA E O CASO EURÍPEDES BARSANULFO

 

Referências documentais organizadas por Alessandro Cesar Bigheto

 

 

ANNO 1 – n. 5. Lavras, 1 de julho de 1907.

Arquivo pessoal da família Barsanulfo.

Arquivo pessoal do pesquisador e historiador Amir Jacob Salomão.

Atas da Câmara Municipal de Sacramento. 1901-1910. Eurípedes como vereador e secretário da Câmara.

Atas do 2º Congresso Brasileiro de Instrução Primária e Secundária, 1912. Arquivo Público Mineiro.

Cidade do Sacramento, Sacramento, Fevereiro de 1903 a Janeiro de 1908.

COSTA, Firmino. Jornal Vida Escolar. Boletim quinzenal do Grupo Escolar de Lavras.

Decreto n.1960 de 16 de dezembro de 1906.  Regulamento da instrução primária e normal do Estado. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro.

Decreto n.1969, 3 de janeiro de 1907. Regimento interno dos grupos escolares e escolas isoladas do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro.

Entrevista com Heigorina Cunha, sobrinha de Eurípedes, 2002.

Entrevista com Saulo Wilson, sobrinho de Eurípedes, 2002.

Entrevista sobre Eurípedes Barsanulfo. Bráulio Alves. (aluno) 2002.

Entrevistas diversas sobre Eurípedes Barsanulfo. Tomás Novelino (aluno) 1998.

Eurípedes Barsanulfo (In: O Borá, Sacramento, 17 de novembro de 1918)

Fundado em Sacramento o Colégio Allan Kardec (In: Jornal de Sacramento, 31 de janeiro, 1952.)

Instrução (In:O mensageiro, Serro, 31 de Março de 1892)

Instrução Pública (In: A Bonança, Sacramento, 3 de Setembro 1911).

Instrução Publica(In: A gazeta, Belo Horizonte, 7 de Julho de 1904).

Jornal do Comércio, Rio de Janeiro, Junho de 1853 a fevereiro de 1890.

Livreto inédito, s/d, s/a. sobre a vida de Eurípedes Barsanulfo. (Antes de 1940)

Manuscrito sobre Eurípedes Barsanulfo. Antenor Germano (aluno) Cerca 1960.

Minas Gerais (1870-1919). Secretária do Interior e Justiça. Relatórios dos secretários do Interior e Justiça. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro. (Relatório MG 3).

Minas Gerais (1880-1920). Relatórios do governo mineiro, de transmissão de administração. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro. (Relatório MG 1)

Minas Gerais (1906). Secretária do Interior e Justiça. Regulamentos de instrução primária e normal do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro. (Relatório MG 4)

Minas Gerais (1906-1915). Secretária do Interior e Justiça. Relatórios de Inspetores de grupos escolares. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro. (Relatório MG 7)

Minas Gerais (1907). Secretária do Interior e Justiça. Programa do Ensino Público Primário no Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro. (Relatório MG 5)

Minas Gerais (1908). Secretária do Interior e Justiça. Regimento interno dos grupos escolares e das escolas isoladas do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro. (Relatório MG 6)

Minas Gerais (1908-1917). Secretária do Interior e Justiça. Relatórios de Diretores de grupos escolares. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro. (Relatório MG 2).

O patriota, Sacramento, 18 de Setembro de 1904.

O Pharol, 20 de novembro de 1918.

Revista do Jardim da Infância. I Vol. São Paulo, 1896.

Revista do Jardim da Infância. II Vol. São Paulo, 1897.

Revista Educação. Órgão da Diretoria da Instrução Pública de São Paulo e da Sociedade de Educação. 1928-1930.

RIBEIRO, Claudionor. A Escola Ativa e a Escola Antiga. (In: Revista Educação, ano III, vol. XII, nª 1, julho/1930, p. 204-210)

Termos de Visita, 1907-1909. Arquivo Público Mineiro.

 

 

 

 

– Educação na Primeira República

 

2º Congresso Brasileiro de Instrução Primária e Secundária (Belo Horizonte, 1912)

 

Nome dos homens de Estado do período:

O presidente do Estado: Delfim Moreira, Secretário do Interior: Artur Bernardes, Sercretário de Finanças: José Gonçalves de Souza, Secretário de Agricultura: Cyntho Meireles, Prefeito da Capital: Américo Ferreira Lopes.  

 

Nome dos que fizeram parte do grupo organizador do Congresso:

Delfim Moreira, Leon Renault, Estevão Leite de Magalhães Pinto, Nelson de Senna, Cypriano de Carvalho, Rodolfo Jacob, Luiz Pessanha, os principais organizadores.

Outros nomes que participaram das sessões e organização do congresso. Quem eram as figuras sociais que contribuiram na organização do Congresso:Firmino Cardoso, representante do governo do Pará; José de Araújo Lima, representante do governo do Amazonas; José Rangel; Stockler de Lima, diretor da instrução pública de Santos; Nelson Batista; Artur Téré, relator geral das teses e representante do governo federal; João Cavalhaes de Paiva; francisco Leutz de Araújo, professor; José Botelho Reis, professor; Juscelino Ribeiro, deputado; José Ferreira de Carvalho, inspetor de ensino; Antonio Gomes Horta, inspetor de ensino; Nelson de Lima, professor; José Filippe de Azevedo Coutinho, professor; Paulino de Oliveira e sua esposa Ana de Castro Ozorio, Lourenço Batista Neves, professor; Juscelino da Fonseca Ribeiro, professor; Affonso Piquet, professor; Antonio Navarro, professor; Mathias Millema, professor; Miss Mamie A. Finley; Antonio Corrêa e Castro, professor; Dr. Antonio Aleizo, representando a escla de medicina; Major João Libano Soares, representando o Instituto de História e Geografia; Comendador Avelino Fernandes; Alezanidrina de Santa Cecília; Maria das Neves Ferreira da Silva; Arthur Napoleão Pereira, inspetor regional de ensino; Benjamim Fernandes Lias e sua esposa Alice Lias, jornalistas; entre outros  representantes sociais e de institutos literários e científicos.        

 

Teses apresentadas ao Congresso em relação à Instrução Primária

 

1)      que remédios sociais podem ser apresentados como mais eficazes e prontos para dar-se um enérgico combate ao analfabetismo no Brasil

2)      que processos novos convém adotar para generalizar, no país, o ensino primário com caráter eminentemente prático e utilitário de modo a dar à infância brasileira um conjunto leve e sólido de princípios e noções fundamantais da vida?

3)      Como consguir o adestramento do professorado primário dos dois sexos, no Brasil, para com êxito seguro poder ele execução ao programa de ensino primário de acordo com a tese anterior?

4)      Comvém que a União chame a si também o encalço de ministrar a instrução primária aa crianças em qualquer parte do território nacional, não obstante o ensino instituído pelo Estado e pelas municipalidades?

5)      Quais os “sports” (sic) ou exercícios físicos mais salutares e convenientes à educação física da infância, de acordo com as condições mesoloógicas do nosso país, e além da ginástica escolar, de uso generalizado no Brasil?

 

Secundária

 

1)      no ensino secundário, o sistema de promoções, de um ano ou série inferior para o imediatamente superior não será o sistema mais recomendável e bem prefcrível ao dos exames, que nem sempre dão a prova precisa do adiantamento e capacidade do aluno?

2)      Será possível organizar-se a Federação do Ensino secundário no Brasil, de modo a facilitar a troca temporária de docentes, de uns para os outros Institutos, mesmo de Estados diferentes; garantindo-se-lhe concomitantemente, a subsistência, na sede temporária, sem prejuízo das vantangens de tempo e vencimentos, na primitiva sede de seu exercício?

3)      Ao estilo dos cursos secundários europeus e americanos, será viável, no Brasil, a instituição de uma “bolsa de estudos”, destinada a custear a educação e aperfeiçoamento do curso de humanidades, principalmente de línguas vivas, para os alunos que mais se distinguam, no Instituto confederado conforme tese anterior?

4)      Dada as convicções sociais do Brasil contemporâneo, é sustentável a recente reforma de desoficialização do ensino secundário por parte do governo da República?

5)      É de aconselhar-se a inteira Liberdade para os docentes de Língua e Ciência, na escolha de seus compêndios didáticos, sem nenhuma interferência da congregação dos respectivos institutos, salvo nas questões de distribuição dos materiais de cada curso e da hormonia dos trabalhos escolares?

6)      Quais os meio convenientes ao incremento da cultura literária e científica do professorado brasileiro? É oportuna, nesse sentido, a instituição de prêmios de viagem ao estrangeiro, para docentes que revelem mais capacidade didática e apresentem melhores resultados em esnino primário e secundário.

7)      Qual o melhor método a seguir, no Brasil, quanto ao ensino das Línguas vivas estrangeiras? E destes as que mais interessam, à mocidade brasileira?

    

Instrução Profissional:

 

Tese: Para a perfeita educação feminina, no Brasil, nos diferentes aspectos moral, intelectual, físico, profissional e social: quais os meios os meios de que se deve lançar mão atualmente? Nesse sentido não convém preconizar a fundação das Escolas maternas, das escolas de profissões domésticas, dos Institutos profissionais femininos?

 

Rodolfo Jacob apresentou as seguintes teses sobre o ensino primário para serem debatidas:

1)      Como deve ser prestado o auxílio da União, na difusão do ensino primário no Brasil? Por uma simples subvenção, pela suvenção, pela manutenção de escolas próprias ou de instituições complementares ao ensino primário mantido pelo Estado?

2)      Que instituições auxiliares da escola primária convém preconizar no Brasil? Como divulgar as caixas escolares, as caixas econômicas escolares, a neutralidade escolar, para melhor desenvolver a educação dos sentimentos de previdência ou solidariedade

3)      De que processos convém lançar mão para estimular no país a educação de adultos? Pela instituição dos cursos noturnos, de conferências, de bibliotecas particulares?

4)      Que resulatado tem dado no Brasil a co-educação do sexo no ensino primário normal?

5)      Quais são os meios mais oportunos de estimular a freqüência escolar e a aplicacão dos alunos nas escolas?

6)      Em que bases deve se assentar a educação moral e cívica nas escolas primárias? Que principais sentimentos devem ser inculcados à infância, tendo-se em vista as nossas condições sociais, costumes e temperamento?

7)      Que meios devem ser empregados para associar a família na obra do ensino e da edcação?

8)      Quais são os meios mais adequados para estabelecer ensino agrícola nas escolas primárias, de acordo com as diversas zonas do país?

 

Ensino Profissional:

 

1.      É conveniente a instrução de trabalhos manuais no secundário?

2.      Convém extender o ensino profissional agrícola, industrial e comercial, e o normal pelo aproveitamento do ensino geral ministrado nos estabelecimentos secundário, acrescentando somente, a título facultativo as disciplinas propriamente técnicas?

 

  1. Cypriano de Carvalho apresentou as seguintes teses sobre o ensino primário para serem debatidas:
  2. Não contribuirá para levantar o ensino primário, a liberdade a gratuidade, condições aliás impostas pelas nossas constituições republicanas?
  3. Não aproveitará largamente a instrução popular o melhoramento das nossas bibliotecas e museus, colocando-os ao alcance do cidadão?

 

Ensino Normal:

 

  1. Não deverá as escolas Nomais o ensino abranger apenas o que é indispensável sob duplo ponto de vista do método das doutrinas, para habilitar ao exercício do magistério primário?
  2. Não deverá nas escolas normais o ensino comum aos dois sexo?
  3. Não será a melhor solução ministrar esse ensino em separado, para cada sexo, realizado, porem por meio dos mesmos professores e no mesmo edifício?
  4. Quanto ao ensino profissional propriamente dito, não convirá  que o Governo se limite a subvencionar os estabelecimentos técnicos, criados por iniciativa particular e sujeitas então à fiscalização policial?
  5. O ensino profissional não está por sua própria natureza ligado a prática efetiva dos diversos oficiais, sob a direção de especialistas competentes?
  6. Os fins das escolas noturnas  não são perfeitamente definidos e delimitados, e, portanto, não deverão elas manter uma organização simples e modestas, distintas das escolas profissionais propriamente ditas, que visam à produção material?

 

Estevão Pinto apresentou uma única tese para ser debatida, em relação ao ensino Normal:

1. A organização das escolas normais  e seus programas devem ser diretamente subordinadas à organização e programas adotados do ensino primário?

Lúcio dos Santos, propôs uma: Reforma do ensino primário, tendo por base o catolicismo”

O professor Antonio Navarro apresentou um trabalho sobre: o processo de ensino.

O professor José do Patrocinio Pontes, propôs: O ensino de Esperanto e o professor  Cyridião Buarque, representante do Estado de São Paulo propôs: o ensino da lígua espanhola, por causa da importância da língua no momento de integração e confraternização sul-americana.

O congresso teve conferências com o tema: A arte e a literatura na educação infantil proferida por Ana Cezario.

Os organizadores do Congresso tivesse como público alvo: os professores dos institutos públicos e particulares de ensino no país e de outras corporações científicas e literárias do país. Auxiliares do governo no departamento do ensino público, autoridades escolares, homens de letras, professores das escolas públicas e particulares.

O congresso iria produzir documentos e material: regulamentos, informativos, teses, circulares.  

No fim foi proposto um 3º Congresso Brasileiro de Educação e Ensino no Capital da Bahia.  

 

 

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